quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As imagens contidas neste vídeo foram adicionadas de recortes de imagens pessoais e retiradas de:

henrikossauros.blogspot.com/2008/03/imagens-d...

www.icicom.up.pt/...2004/08/index.html

dan-poucodetudo.blogspot.com/2008-04-01-archi...

www.dihitt.com.br/noticia/de-cara-nova-1

www.aceav.pt>blogsaceav.magiadamusica

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A MÚSICA NA PRÉ HISTÓRIA


OBJETIVO GERAL : Proporcionar noções básicas sobre a história da música na pré história , com ênfase na inserção das tecnologias da informação e comunicação em todo o processo de mediação do conhecimento.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Propor pesquisa na web sobre história da música, pré história: instrumentos, ritmos, eventos, significados.



Organizar lista de links com o tema da oficina.



Lançar o desafio de montar um video documentário sobre este período, inserindo sons e imagens.



Propor a criação de um blog (portfolio virtual) na web para expor a produção dos vídeos produzidos, bem como resultados das pesquisas realizadas.



Organizar agenda de apresentação dos trabalhos para o grande grupo.



Registrar fotograficamente todos os processos de mediação do conhecimento, para ter elementos de ilustração do Blog (portfolio virtual) da oficina.

JUSTIFICATIVA:


Em comparação com outros países, ainda são escassas as pesquisas brasileiras sobre a criação e uso de tecnologias educacionais para música e não tem se identificado um aumento expressivo de sua utilização na educação musical em geral. Essa questão poderá ser sanada, se os cursos para professores de música, promoverem a familiarização dos professores com as novas tecnologias, para a educação musical.

Desta forma a mediação do aprendizado da História da Música através destes recursos tecnológicos se justifica pelo fato de que existe uma estreita relação entre produção artística de maneira geral e o uso das tecnologias.
Justifica-se ainda, pelo fato de que a inserção das tecnologias na mediação escolar, aumenta visivelmente o interesse e estímulos ao aprendizado dos alunos da atualidade que vivem imersos no mundo tecnológicos desde a mais tenra idade. Dessa forma, a escola assemelha-se ao mundo dos games virtuais que tanto atrai a atenção dos jovens na contemporaneidade.


RECURSOS DIDÁTICOS:


Internet para estudo da bibliografia.
Breve discussão sobre a bibliografia estudada.
Computador com editor de filmes movie maker.
Programa gratuito para criação de blog na internet
Maquina fotográfica e filmadora digital


AVALIAÇÃO:
Conteúdo sobre a História da Musica Apresentado. (Resenha e citações para colocar no blog.)
Apresentação estética da página do blog e todos os seus conteúdos, que devem estar de acordo com a proposta da oficina: links, imagens ...etc.
Vídeo documentário sobre a História da Música na Pré História.
Interesse e participação em todo processo de aquisição do conhecimento.

HISTÓRIA DA MÚSICA

Estaremos trabalhando aqui os períodos da História da Música inserindo as tecnologias da Informação e Comunicação em todo o processo de mediação.
Sabe-se que a relação do homem com o mundo hoje não é mais a mesma, pois tudo passa pela informática, desta forma é necessário promover a familiarização dos professores com as novas tecnologias.